A importância de reparar as brechas

  • PDF

A importância de reparar as brechas

 

1. Definição

BRECHA: 1. Abertura ou fenda feita em qualquer coisa. 2. Espaço vazio. 3. Ocasião, oportunidade, saída.

 

2. Compreensão da figuração de brechas utilizada no antigo testamento:

A palavra brecha (singular ou plural) incide 15 vezes no antigo testamento (conforme a tradução revista e corrigida de João Ferreira de Almeida)

Qual o propósito de Deus utilizar muitas vezes figurativamente esta ilustração?

 

Ne 6.1 à “sucedeu que, ouvindo Sambalate, Tobias, Gesem, o árabe, e o resto dos nossos inimigos, que eu tinha edificado o muro, e que nele já não havia brecha alguma, ainda que até este tempo não tinha posto as portas nos portais”

 

Devemos partir do princípio que uma vida plena diante de Deus nos exige constância vigilância para que não venhamos esmorecer na caminhada de fé. Sendo que somente podemos ser tocados por nosso inimigo, se houverem brechas nos “muros” de nossas vidas.

 

Ez 22.30 à “E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro, e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; porém a ninguém achei.”

 

Deus havia instituído os profetas como sentinelas[1] para conclamarem o povo ao arrependimento e assim repararem as brechas no mundo espiritual.

 

3. As multiplicações de pães e peixes feitas por Jesus:

Referências: Mc 6.30-44 e Mc 8.1-10

 

Qual a relação entre os milagres de multiplicação de alimentos de Jesus e a reparação de brechas?

Vemos Jesus em Mc 8.14-21 mais uma vez ensinando seus princípios aos discípulos, porém os mesmo nada entenderam... mas o que aconteceu para que Jesus dissesse aquilo?

O título deste ensino na bíblia mais adequado seria “Onde está o oitavo pão?”. Assim como nós hoje em relação ao Senhor e aos nossos líderes, os discípulos de Jesus eram constantemente provados por Ele. Em Mc 8.5, Jesus sendo sabedor de todas as coisas faz questão de indagar os discípulos sobre quantos pães haviam para repartir entre a multidão.

Mesmo tendo o exemplo de ter alimentado uma multidão ainda maior com apenas cinco pães e dois peixes (Mc 6.38), os discípulos, que já eram apóstolos, conforme Mc 6.30, ensinando as pessoas e pregando a salvação, abriram uma enorme brecha espiritual que não impediu a obra de Jesus, mas gerou reprovação na prova do imposta por seu líder, pois disseram haver somente SETE PÃES, sendo que Mc 8.14, nos revela:

· Falha no caráter cristão (mentira)

· Falta de fé

· Egoísmo

· Conivência com o erro (pois os 12 decidiram ocultar o oitavo pão)

 

4. Conclusão

Você é convidado a refletir cada detalhe em sua vida e analisar o que ainda não está debaixo da vontade de Deus, pois você pode estar na igreja, louvar e buscar a Deus e mesmo assim ocultar coisas dele e impedir a sua obra completa.

Quais as brechas que você tem de reparar? O espírito santo intercede por você mas como Jesus disse: “E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á” (Lc 11. 9), portanto a atitude é sua.

 

 

Diego Cunha, ministro de louvor

Comentários  

 
0 #2 ianara clemente 10-10-2013 14:26
:lol: :lol: ótimo estudo obrigada senhor mim ajuda a tampar todas as brechas que deixei ser abertas na minha vida
amem
Citar
 
 
0 #1 LUIZA 31-07-2013 14:07
Obrigado senhor por falar comigo!! :-)
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar