• PDF

Princípios de uma vida realizada

(Mt. 5: 5-11)

 

Nos dias atuais as pessoas empregam suas forças na busca de uma vida ideal; Correm, disputam, brigam e se sujeitam as mais absurdas situações para poder ter essa tal de vida realizada.

Mas o que é uma vida realizada? Como seria essa vida ideal para você?

Jesus respondendo aos fariseus no livro de Mt. 22:29, disse: errais por não saber as escrituras nem o poder de Deus. O conhecer a palavra de Deus é a chave para uma vida ideal, pois Jesus começa o seu ministério ensinando os seus discípulos sobre como obter uma vida mais do que feliz, ou em nossas palavras, realizada.

Então Jesus estabelece alguns princípios que devemos observar, e estabelecer como pratica em nossa vida, para que possamos ser, aquelas pessoas que desfrutamos uma vida realizada.

 

 

1.        Pobres de espíritos: è uma pessoa que reconhece sua pobreza espiritual e sua dependência de Deus, não é uma pessoa auto-dependente, mas reconhece a necessidade da graça de Deus em sua vida (Is. 64:6). Deste é o Reino.

2.        Os que choram: Aqui não esta se referindo a alguém que chora por suas aflições, mas por pessoas quebrantadas e arrependidas de seus pecados (Is. 7:8). Deus as consolara.

3.        Os mansos: A mansidão não significa alguém melancólico, mas alguém com energia controlada, Jesus foi manso, mas nem por isso deixou de usar sua autoridade, pela mansidão podemos medir a nossa maturidade cristã, pois ela  esta ligada a nossa confiança com Deus. Estes herdarão a terra.

4.        Fome e sede de justiça: Aqui não esta relacionada às tuas causas na justiça, nem aquilo que você estabelece  como o teu direito, mas a tua busca em praticar a justiça (Dt. 16:20), ou seja, é uma atitude altruísta, voltada para o próximo. Ai sim você será farto de Justiça.

5.        Os Misericordiosos: a misericórdia faz parte do caráter de Deus, e deve fazer parte do nosso, pois o que plantamos colhemos (Gl. 6:7), e aquilo que queremos receber devemos praticar (Lc. 6:31).

6.        Limpos de coração: São as pessoas que não guardam impurezas em seu coração, rancores e magoas, o que afasta o homem Deus é a impureza do seu coração, em salmos 24:3-4, revela quem poderá subir ao monte e no seu santo lugar, é ai que vemos a Deus.

7.        Os pacificadores: Muitas pessoas usam o texto de Mt 10:34 (Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada), para justificar suas brigas e guerras, Jesus através desta palavra estava estabelecendo um marco, um divisor de águas em relação a Ele e ao mundo, devemos seguir a paz com todos (Hb. 12:14), um filho de Deus tem que ter atitudes reconciliadoras, pois Deus abomina a contenda (Pv. 6:19).

8.        Os perseguidos por causa da justiça: é a inversão do papel praticado pelos que tem fome e sede de justiça.

Injuriados, perseguidos, mentiras: como podemos ser realizados nestas circunstâncias? (Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência.Tg. 1:3)

 

 

Conclusão: A única receita para uma vida de vitória é a obediência a palavra de Deus e sua constante pratica por nós, esta é a chave da nossa vitória e somente com fé conseguiremos um ideal de vida, lembre-se fé é fidelidade a Deus.

 

José Carlos, pastor